Produções nacionais emplacaram no TOP 10 de mercados gringos e se tornaram novo nicho para atores e produtores
Ana Beatriz Martins de Souza
fonte: d24am.com
em: 15.02.21
São Paulo – Nos dois primeiros meses de 2021, a plataforma de
streaming Netflix já lançou duas produções nacionais –
Pai em Dobro, estreia de Maisa na plataforma, e Cidade Invisível.
No fim de 2020, foi a vez de Tudo Bem No Natal Que Vem, com
Leandro Hassum. Em comum, além de serem brasileiros, esses
filmes e séries mostraram o potencial global dos títulos do país.
Pôster Cidade invisível Imagem: herdeironerd.com |
Segundo o site Metrópoles, Tudo Bem No Natal Que Vem,
é um dos exemplos de filmes brasileiros bem sucedidos,
ele entrou para o TOP 10 dos Estados Unidos e ficou 23 dias
entre os mais vistos de Portugal – chegando a ser o quarto mais assistido em todo o planeta no fim de 2020.Pai em Dobro
ficou entre as 10 produções de maior audiência em 16 países – alavancando a carreira artística internacional de Maisa.
Pôster internacional Pai em Dobro Imagem: adorocinema.com |
Cidade Invisível, que aborda o folclore brasileiro em um thriller emocionante, chegou ao TOP 10 de mercados importantes, como Estados Unidos, Canadá e Portugal.
No Brasil, o seriado de Carlos Saldanha lidera o ranking
da Netflix, segundo informações da FlixPatrol.
“Nossa expectativa é exatamente esta, levar o folclore
brasileiro para o mundo,contar a nossa história, que é linda”,
revelou Marco Pigossi, em entrevista ao Metrópoles.
A lista de produções nacionais da Netflix é extensa, contando com
a pioneira 3% e com Coisa Mais Linda.O número aumentará com as já confirmadas séries de Manu Gavassi e Bruna Marquezine, e outras produções com nomes como Klebber Toledo, Maisa e
Camila Queiroz.
Cartaz Coisa mais linda Imagem : premiereline.com.br |
“Nosso lançamento mais recente, Cidade Invisível, talvez seja um
fantástico exemplo de como temos feito essas apostas: abraçamos
o projeto de uma mente brilhante como o Saldanha para fazer seu
primeiro live-action, em parceria com a Prodigo Films. “Poder levar
figuras místicas do folclore brasileiro para centenas de países
ao redor do mundo, com uma visão contemporânea e ousada,
é um privilégio”.“E o retorno dos nossos assinantes tem sido bastante positivo”, garante Haná Vaisman, gerente de Conteúdo
Original Brasileiro na Netflix.
Novas oportunidades
O sucesso nacional e internacional das produções brasileiras da
Netflix abre novo mercado para o audiovisual brasileiro – principalmente porque, nos últimos anos, o financiamento público,
por meio de editais e leis de financiamento, tem sido alvo de disputas
políticas. Assim pensa a diretora Cris D’Amato, que conduziu
Pai em Dobro. Para ela, com a entrada do streaming no Brasil,
“o mercado ficou aquecido, aumentando a injeção de recursos
e a qualidade técnica”.
Andrea Barata Ribeiro, sócia e produtora executiva da O2 Filmes,
umas das principais do Brasil, entende que está sendo gerido um novo nicho. “Não só a Netflix,como também todo o crescimento das
plataformas está impulsionando o mercado. Amazon, Disney,
Globoplay e a HBO Max, que chegam logo ao Brasil”,avalia.
Plataformas de streaming Imagem : technadu.com |
Cris D’Amato vai além: para a realizadora, o streaming aumentou
o acesso que o mundo tem às produções brasileiras.
“Nunca imaginei que um filme meu, uma direção minha, estaria
no mundo inteiro, ao mesmo tempo e sendo bem recebido”, frisa
“O streaming trouxe mais qualidade, mais liberdade e mais
volume de produção. Sem falar numa janela de exibição que
atinge mais pessoas de uma maneira inovadora. Isso tudo é
muito importante num momento em que o audiovisual brasileiro foi praticamente extinto pelo atual governo”,
opina Roberto Santucci,diretor de Tudo Bem No Natal Que Vem.
Futuro
A tendência de investimentos no conteúdo audiovisual brasileiro deve
continuar em 2021. “Estamos comprometidos em continuar apoiando
a comunidade audiovisual brasileira. Queremos ampliar cada vez
mais o leque de formatos e gêneros que fazem parte da nossa produção
local”, garante Maria Ângela de Jesus, diretora de Conteúdo Original
Brasileiro da Netflix.
Para Andrea Barata Ribeiro, essa parceria seguirá essencial
ao longo de 2021.
“A perspectiva para o audiovisual nos próximos anos é excelente.
As plataformas vão precisar de conteúdo. Já se sabe que, se uma
plataforma quer ser forte num determinado país, é fundamental que produza conteúdo local.O Brasil com seu tamanho continental
é um cliente e tanto para o streaming. Ainda bem, porque isso vem
compensar o caos que foi feito com a cultura brasileira e a tragédia que está a Agência Nacional do Cinema (Ancine)”,conclui.
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